Thursday 19 April 2018

Revisão intercalar da estratégia da biodiversidade da ue


Estratégia de Biodiversidade.
Em poucas palavras.
A Estratégia de Biodiversidade da UE tem como objetivo travar a perda de biodiversidade e os serviços ecossistêmicos na UE e ajudar a parar a perda de biodiversidade global até 2020. Reflecte os compromissos assumidos pela UE em 2018, dentro da Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica.
Na prática.
Em 2018, a UE adotou uma estratégia ambiciosa que estabelece 6 metas e 20 ações para travar a perda de biodiversidade e serviços ecossistêmicos na UE até 2020 (leia a Estratégia). A avaliação intercalar da estratégia avalia se a UE está a caminho de atingir este objectivo. Isso mostra progresso em muitas áreas, mas destaca a necessidade de um esforço muito maior.
Proteger espécies e habitats - Meta 1.
Até 2020, as avaliações de espécies e habitats protegidos pela legislação da natureza da UE mostram melhor conservação ou um estado seguro para 100% mais habitats e 50% mais espécies.
Manter e restaurar os ecossistemas - Meta 2.
Até 2020, os ecossistemas e seus serviços são mantidos e aprimorados através do estabelecimento de infra-estrutura verde e restauração de pelo menos 15% dos ecossistemas degradados.
Alcançar uma agricultura e silvicultura mais sustentável - Meta 3.
Até 2020, a conservação de espécies e habitats dependentes ou afetados pela agricultura e silvicultura e a prestação de seus serviços ecossistêmicos mostram melhorias mensuráveis.
Tornar a pesca mais sustentável e os mares mais saudáveis ​​- Meta 4.
Até 2018, a pesca é sustentável. Até 2020, os estoques de peixes são saudáveis ​​e os mares europeus são mais saudáveis. A pesca não tem impactos adversos significativos em espécies e ecossistemas.
Combate espécies exóticas invasoras - Meta 5.
Até 2020, as espécies exóticas invasoras são identificadas, as espécies prioritárias controladas ou erradicadas, e os caminhos conseguiram evitar que novas espécies invasivas perturbem a biodiversidade europeia.
Ajude a parar a perda de biodiversidade global - Meta 6.
Até 2020, a UE intensificou o seu contributo para evitar a perda global de biodiversidade.

Estratégia de Biodiversidade da UE, revisão intercalar: êxitos a nível local, agora a ação precisa ser ampliada.
O objectivo principal da Estratégia da UE em matéria de biodiversidade até 2020 é: Acalmar a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços ecossistémicos na UE até 2020 e restaurá-los na medida do possível, intensificando a contribuição da UE para evitar a perda global de biodiversidade. Alcançar este objetivo ajudaria a manter e restaurar a capacidade da natureza de limpar o ar e a água, polinizar culturas e limitar os impactos de catástrofes, como inundações. O custo econômico de não interromper a perda de biodiversidade e os serviços ecossistêmicos até 2020 poderia somar até € 50 bilhões por ano.
No entanto, uma revisão intercalar da Estratégia de Biodiversidade da UE, publicada este mês, mostra que, até agora, nenhum progresso significativo para o Target Headline foi feito.
Registaram-se progressos em alguns dos objectivos da Estratégia da UE para a Biodiversidade. Por exemplo, a implementação do Target 5 (Ajuda para combater espécies exóticas invasoras) está em progresso, desde que uma lista de espécies exóticas invasoras de interesse da União, que está sendo desenvolvida, seja adotada até o final de 2018. Também foram feitos progressos na implementação do Objetivo 1 (Implementar integralmente as Diretivas de Aves e Habitats), Meta 2 (Manter e restaurar os ecossistemas e seus serviços), Meta 4 (Garantir o uso sustentável dos recursos haliêuticos e alcançar um bom estado ambiental) e Alvo 6 (Ajudar a evitar a biodiversidade global perda). No entanto, o progresso em direção a esses objetivos está acontecendo a uma taxa insuficiente.
Muitos habitats e espécies que já estavam em situação desfavorável em 2018 continuam assim, e alguns estão se deteriorando ainda mais; os ecossistemas e seus serviços continuam a ser degradados; As espécies marinhas e os ecossistemas continuaram a diminuir nos mares da Europa; e houve progressos insuficientes na redução dos impactos dos padrões de consumo da UE na biodiversidade global.
Além disso, não houve progressos significativos em relação aos Objetivos 3a e 3b (Aumentar a contribuição da agricultura e da silvicultura para manter e melhorar a biodiversidade). A reforma da Política Agrícola Comum para 2018-20 fornece uma série de instrumentos que podem contribuir para apoiar a biodiversidade. Se essas oportunidades forem amplamente implementadas, isso ajudaria a colocar a UE no caminho certo para atingir o Target 3a. Embora a área da floresta da UE tenha aumentado em comparação com a linha de base da biodiversidade da UE 2018, o estado de conservação dos habitats da floresta e das espécies abrangidas pela legislação da natureza da UE não mostra sinais de melhoria. O potencial dos planos de manejo florestal permanece amplamente utilizado.
Desde 2018, a rede de sites Natura 2000 progrediu e é amplamente completada para habitats terrestres e de águas interiores. Agora, as finanças precisam ser garantidas para suportar totalmente a rede Natura 2000. Embora a cobertura da rede marítima tenha aumentado em 2018, a rede ainda não está completa e os mamíferos marinhos são um dos grupos com maior proporção de espécies ameaçadas. A conclusão desta rede contribuiria, portanto, para alcançar o objetivo 1. A interrupção da perda de biodiversidade além da rede Natura 2000 também é uma prioridade.
No geral, uma conclusão central da revisão intercalar é que houve sucessos a nível local, agora a ação precisa ser ampliada. Uma série de políticas e iniciativas da UE estão em vigor ou em desenvolvimento, mas também é necessário um maior esforço dos Estados Membros para implementar plenamente essas políticas da UE.
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Revisão intercalar da estratégia da biodiversidade da ue
O Parlamento Europeu, com a resolução de 2 de fevereiro de 2018, opõe-se a uma possível revisão das Diretivas da Natureza, porque isso seria ruim para a natureza, para as pessoas e para os negócios, enfatizando que o controle REFIT em curso (o programa Regulatory Fitness and Performance da Comissão Européia ) das Diretrizes da Natureza deve se concentrar em melhorar a implementação. Qualquer dificuldade em alcançar os objetivos das Diretivas da Natureza e da Estratégia de Biodiversidade não está em conformidade com a legislação, mas principalmente com sua implementação, implementação e integração incompletas, divergentes e inadequadas em outras áreas políticas. Solicita, em vez disso, à Comissão que esclareça as suas orientações de interpretação e implementação, a fim de evitar e resolver pontos de colapso.
O Parlamento sublinha a importância crucial do aumento da vontade política ao mais alto nível para salvaguardar a biodiversidade e travar a perda de biodiversidade e solicita à Comissão e aos Estados-Membros que se concentrem, em particular, nos vínculos entre a preservação da biodiversidade e os benefícios para a saúde humana e o bem-estar econômico , enfatizando que a biodiversidade tem um potencial significativo para criar novas habilidades, empregos e oportunidades de negócios. Recomenda uma série de ações a serem desencadeadas em relação a diferentes problemas. Entre estes, o desenvolvimento de estruturas adequadas para evitar a perda de biodiversidade fora das áreas naturais protegidas, a melhoria da coerência entre as políticas setoriais relevantes e a ligação entre as diversas ferramentas de financiamento, a criação de um grupo de alto nível sobre o capital natural, elaborando um proposta legislativa destinada a detectar e prevenir violações da legislação ambiental em diferentes setores, inclusive para os sítios protegidos de conservação da natureza.

Estratégia da UE para a Biodiversidade 2020 e # 8211; O relatório de meio termo está disponível.
A revisão intercalar da Estratégia de Biodiversidade para 2020 descreve os progressos realizados na implementação das ações e na consecução dos objetivos estabelecidos na estratégia adotada em 2018. O relatório demonstra que a ação no terreno, apoiada por financiamento adequado, pode proteger e restaurar a natureza e os benefícios que proporciona. A revisão intercalar da estratégia da UE em matéria de biodiversidade até 2020 foi aprovada em 2 de Outubro.
A avaliação intercalar faz um balanço dos progressos na implementação da estratégia da UE em matéria de biodiversidade em relação à linha de base de 2018. Pretende informar os decisores das áreas em que são necessários esforços acrescidos para atingir os objectivos da UE em matéria de biodiversidade até 2020.
Você pode acessar o relatório aqui, e no site BISE (The Biodiversity Information System for Europe) também está disponível uma apresentação interativa e um folheto.

Schlussfolgerungen EU-Umweltministerrat zur Halbzeitbilanz der EU-Biodiversitätsstrategie.
Em 16 de dezembro de 2018, o Conselho do Meio Ambiente da UE aprovou as conclusões sobre a revisão intercalar da Estratégia da UE para a Biodiversidade. Os Ministros assinalaram as áreas em que são necessários mais trabalhos para alcançar os objetivos. O objetivo para 2020 é interromper a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços ecossistêmicos e restaurá-los na medida em que isso seja viável.
As conclusões (versão provisória) totalizam 10 páginas. Alguns aspectos notáveis ​​em poucas palavras:
O trabalho das Iniciativas de Negócios e Biodiversidade é reconhecido, o que é uma grande motivação para o nosso trabalho. A Comissão e os Estados-Membros (EM) são chamados a integrar e integrar as metas para a biodiversidade no desenvolvimento e implementação de todas as políticas sectoriais relevantes da UE e do país, incluindo os instrumentos de financiamento e os processos de tomada de decisão. A importância da cooperação com todos os setores relevantes, públicos e privados, e a contribuição que eles podem fazer, é destacada. A importância da avaliação sistemática dos recursos naturais, da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que presta, é reiterada. As directivas aves e habitats são confirmadas como componentes essenciais da protecção da natureza europeia que necessitam de recursos financeiros adequados; MS são chamados a garantir uma gestão adequada dos sites. No contexto da verificação de segurança da UE das directivas, a importância de manter os objectivos e de não reduzir os padrões é sublinhada. A importância da implementação de uma abordagem baseada no ecossistema para a salvaguarda da biodiversidade é enfatizada e os Estados membros são encorajados a intensificar seus esforços no sentido da avaliação e contabilização dos serviços ecossistêmicos. A abordagem / potencial da "infra-estrutura verde" é reconhecida e subestimada. A Comissão é convidada a apresentar, até 2018, uma iniciativa que estabeleça uma abordagem comum para garantir a perda de biodiversidade não líquida. A importância particular de um contributo reforçado do sector agrícola para a Estratégia é salientada (considerando também as alterações climáticas), e o Conselho observa com preocupação que não houve uma melhoria mensurável no estado dos habitats e espécies relacionados com a agricultura. Subsídios a avaliar, assegurando que a futura PAC (Política Agrícola Comum) e seus instrumentos financeiros garantam a integração da biodiversidade. A importância de fortalecer a base de conhecimento da floresta, incluindo uma análise detalhada dos fatores de influência na dinâmica dos ecossistemas florestais, é enfatizada.
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